PREPARE-SE BEM PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO!
VIVENDO O SACRAMENTO DO PERDÃO
AO CONFESSAR-SE:
1. Apresente-se diante do sacerdote com a fé de quem se apresenta diante do próprio Jesus, de quem o sacerdote é ministro.
2. Apresente-se, dizendo: "Padre, dai-me vossa bênção porque pequei!"
3. Diga há quanto tempo foi sua última confissão. Pode informar sobre seu estado civil ou sua profissão. (2º Mandamento da Igreja: Confessar os próprios pecados pelo menos uma vez ao ano)
4. Quando seu pecado envolve outras pessoas, seja discreto e procure limitar-se a sua responsabilidade pessoal.
5. Ouça os conselhos do sacerdote, espere que o sacerdote imponha as mãos sobre você e reze a oração da absolvição.
6. Preste atenção no ato de penitência ou reparação que o sacerdote lhe pedir. A penitência não é para pagar os pecados, mas para o ensinar a não pecar!
À LUZ DA PALAVRA DO SENHOR, EXAMINE SUA VIDA:
1. AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
Deus ocupa o primeiro lugar em minha vida, em minhas decisões familiares, profissionais? Sua Palavra, seu Evangelho tem valor de decisão sobre a bondade ou maldade de meus atos?
2. NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
Creio, confio em Deus e o amo acima de tudo e de todos? Qual é o lugar da oração como diálogo com Deus ao longo do meu dia? Culpo a Deus quando meus interesses são contrariados?
3. GUARDAR OS DOMINGOS E DIAS SANTOS (1º Mandamento da Igreja: Participar da Missa aos domingos e festas de guarda e permanecer livres de trabalhos e de atividades que poderiam impedir a santificação desses dias)
Participo de minha Comunidade, principalmente das celebrações dominicais? Frequento a missa e recebo a santa comunhão?
4. HONRAR PAI E MÃE
Tenho mantido presença e diálogo dentro de minha família? Tenho cuidado com carinho dos idosos e doentes, principalmente de meus familiares?
5. NÃO MATAR
Respeito a vida humana desde sua concepção? Deixo-me levar pelo ódio, pela agressividade? Tenho me deixado levar pelo instinto de dominação sobre os outros? Procuro reconciliar-me, pedindo e dando perdão das ofensas?
6. NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
Tenho vivido minha sexualidade com responsabilidade e com amor? Deixo-me levar pelo erotismo e pelo instinto de posse do outro?
7. NÃO ROUBAR
Sou honesto e justo em meu trabalho? Apropriei-me de algo que pertence a outro? Respeito tudo o que pertence ao bem comum do povo? Pago os impostos justos? Tenho explorado o trabalho de outras pessoas? Devolvi o que tirei indevidamente?
8. NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
Falo e espalho facilmente os erros e as fraquezas dos outros? Difamei gravemente alguém, causando-lhe prejuízo social? Sou fofoqueiro? Tenho enganado ou acusado pessoas com mentiras?
9. NÃO DESEJAR A MULHER (ou o marido) DO PRÓXIMO
Tenho traído meu matrimônio com adultérios e outras infidelidades? Tenho sido sincero no diálogo familiar e na partilha dos bens? Sei escutar as alegrias e as dificuldades da minha família?
10. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS
Sou grato a Deus por minha vida e por tudo o que tenho? Vivo reclamando e invejando os outros? Deixo-me levar pela ganância de ter sempre mais, sem me importar com os outros?
PRIMEIRO MANDAMENTO DA IGREJA: Participar da Missa aos domingos e festas de guarda e permanecer livres de trabalhos e de atividades que poderiam impedir a santificação desses dias.
SEGUNDO MANDAMENTO DA IGREJA: Confessar os próprios pecados pelo menos uma vez ao ano.
TERCEIRO MANDAMENTO DA IGREJA: Receber o sacramento da Eucaristia pelo menos na Páscoa.
QUARTO MANDAMENTO DA IGREJA: Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
QUINTO MANDAMENTO DA IGREJA: Suprir as necessidades materiais da própria Igreja, segundo as próprias possibilidades.
Devolvo meu dízimo na Paróquia?
"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento, e a teu próximo com a ti mesmo" (Mt 22,34-40)
Santuário Nacional Aparecida