EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS NA PARÓQUIA
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Congonhinhas - PR, realizou no domingo, 21 de Maio, o seu II Retiro Espiritual, destinado a todos os paroquianos.
Contou-se com a presença do Padre José Antônio, administrador econômico do Santuário São Miguel Arcanjo de Bandeirantes – PR, como diretor espiritual neste dia, o qual nos propôs belíssimas reflexões e nos proporcionou uma tarde de intimidade com Deus, por meio do estudo e meditação da Sua Palavra.
Num primeiro momento, fomos instigados a refletir sobre a importância de construirmos nossa própria história, e de que forma a estamos construindo. O sacerdote chamou atenção para a necessidade do retiro espiritual como uma forma de aprofundar nossa intimidade e amizade com Deus. Destacou ainda que este é o momento para recolhimento e reflexão da nossa ação no mundo, é um espaço que devemos ter em nossas atividades para dialogar com Deus, principalmente, ouvi-lo. O retiro é ainda um exercício espiritual, porque exige sacrifício, atenção, paciência, dedicação e por meio dele alcançamos a graça de nos organizar interiormente.
Os exercícios espirituais de acordo com Pe. José Antônio, partem de três cenários: o jardim que representa o local, o mundo e todas as criaturas em harmonia entre si e o criador. Um jardim que se não for devidamente cuidado se torna um deserto, um ambiente inóspito, sem vida. Neste contexto atribui-se ao deserto a vida de pecado, por meio da qual nos tornamos áridos e fechados à ação de Deus. Para que este jardim volte a ser florido é necessário que seja regado pela palavra, saibamos ouvir, “sejamos obedientes”, atentemo-nos a palavra e esta nos renovará, transformará, o deserto em jardim.
Após a reflexão houve trinta minutos de silêncio e isolamento, onde cada participante procurou um local e agarrou seu terço ou sua bíblia e se pôs a rezar e/ou meditar. Este com certeza é um momento de singular valor, onde de fato se pode entrar em comunhão com Deus e consigo mesmo.
A segunda reflexão foi entorno da comunhão da igreja. De onde vem a Igreja? Jesus disse: Tu és Pedro e sob esta pedra eu edificarei a minha Igreja (Mateus, 16,18). De acordo com o Pe. José Antônio a Igreja tem sua origem na força do alto, Ela é dom e graça, não se produz e não se inventa, mas se recebe. A igreja é além de tudo um mistério, foge de nossa inquietação interrogativa humana e de qualquer explicação histórica, posto que o mistério é aquilo que se acredita sem ver. Precisamos enquanto Igreja dar não ao desinteresse, sim a dedicação, não a divisão, sim a união e não a nostalgia do passado, mas viver o presente e preparar o nosso futuro, construir a nossa própria história.
O II Retiro Espiritual da Paroquia Nossa Senhora Aparecida conclui-se com uma celebração Mariana na Matriz, onde por meio das mãos da Mãe Maria rendemos graças a Deus pelas bênçãos recebidas. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja Louvado.
José Luiz Pereira Machado
PASCOM