top of page

EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS NA PARÓQUIA



A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Congonhinhas - PR, realizou no domingo, 21 de Maio, o seu II Retiro Espiritual, destinado a todos os paroquianos.


Contou-se com a presença do Padre José Antônio, administrador econômico do Santuário São Miguel Arcanjo de Bandeirantes – PR, como diretor espiritual neste dia, o qual nos propôs belíssimas reflexões e nos proporcionou uma tarde de intimidade com Deus, por meio do estudo e meditação da Sua Palavra.


Num primeiro momento, fomos instigados a refletir sobre a importância de construirmos nossa própria história, e de que forma a estamos construindo. O sacerdote chamou atenção para a necessidade do retiro espiritual como uma forma de aprofundar nossa intimidade e amizade com Deus. Destacou ainda que este é o momento para recolhimento e reflexão da nossa ação no mundo, é um espaço que devemos ter em nossas atividades para dialogar com Deus, principalmente, ouvi-lo. O retiro é ainda um exercício espiritual, porque exige sacrifício, atenção, paciência, dedicação e por meio dele alcançamos a graça de nos organizar interiormente.


Os exercícios espirituais de acordo com Pe. José Antônio, partem de três cenários: o jardim que representa o local, o mundo e todas as criaturas em harmonia entre si e o criador. Um jardim que se não for devidamente cuidado se torna um deserto, um ambiente inóspito, sem vida. Neste contexto atribui-se ao deserto a vida de pecado, por meio da qual nos tornamos áridos e fechados à ação de Deus. Para que este jardim volte a ser florido é necessário que seja regado pela palavra, saibamos ouvir, “sejamos obedientes”, atentemo-nos a palavra e esta nos renovará, transformará, o deserto em jardim.


Após a reflexão houve trinta minutos de silêncio e isolamento, onde cada participante procurou um local e agarrou seu terço ou sua bíblia e se pôs a rezar e/ou meditar. Este com certeza é um momento de singular valor, onde de fato se pode entrar em comunhão com Deus e consigo mesmo.


A segunda reflexão foi entorno da comunhão da igreja. De onde vem a Igreja? Jesus disse: Tu és Pedro e sob esta pedra eu edificarei a minha Igreja (Mateus, 16,18). De acordo com o Pe. José Antônio a Igreja tem sua origem na força do alto, Ela é dom e graça, não se produz e não se inventa, mas se recebe. A igreja é além de tudo um mistério, foge de nossa inquietação interrogativa humana e de qualquer explicação histórica, posto que o mistério é aquilo que se acredita sem ver. Precisamos enquanto Igreja dar não ao desinteresse, sim a dedicação, não a divisão, sim a união e não a nostalgia do passado, mas viver o presente e preparar o nosso futuro, construir a nossa própria história.


O II Retiro Espiritual da Paroquia Nossa Senhora Aparecida conclui-se com uma celebração Mariana na Matriz, onde por meio das mãos da Mãe Maria rendemos graças a Deus pelas bênçãos recebidas. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja Louvado.


José Luiz Pereira Machado

PASCOM


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page